História da comunidade N. Sra Aparecida – Cristal

Digital CameraSituada na localidade de Córrego Cristal, em 1983 , deu inicio as celebrações.  ao decorrer do tempo algumas pessoas foram desanimando, mas em 1986, foi dado inicio novamente as celebrações incentivadas pelo Sr. Jair viana, sendo estas celebradas debaixo de um pé de laranja. No mesmo ano tiveram a primeira celebração na comunidade, feita pela Irmã Tarcila debaixo do pé de laranja. 
Com a construção da escola na comunidade em 1987, as celebrações passaram a ser feitas lá. No mesmo ano, aconteceu a primeira missa celebrada pelo Pe Arlindo e a escolha da Padroeira da comunidade que é Nossa Senhora Aparecida, motivo este, que havia muitas pessoas devotas à Santa.
Em 1988 aconteceu a primeira festa em honra à padroeira e a chegada da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, que foi doada pelo Sr. Juraci Ferreira e entregue pela comunidade de Fortaleza.
Em 1992, deram inicio a construção da Igreja e por motivo de falta de estrutura as paredes se abriram, impedindo de continuar a obra que ficou parada por alguns anos.
Em 1998, resolveram derrubar a obra, aproveitando somente a base, assim começaram a construir novamente.