História da comunidade São Sebastião – Matriz

8

No ano de 1887  foi inaugurada a primeira capela  que teve como padroeiro o Mártir  São Sebastião.
Em setembro de 1899, D.João Batista Nery, primeiro bispo do Espírito Santo, assinou o Decreto Canônico, criando a paróquia de São Sebastião do Alto Guandu. Nesta mesma época foi designado o primeiro padre dessa paróquia, o missionário francês  Padre Carlos José Ernesto Leduc , o qual exerceu uma grande missão religiosa em nossa paróquia.
No dia 13 de julho de 1942 o jovem sacerdote Paulo de Tarso Rautenstrauch, ao assumir a paróquia, deparou com duas cruciais dificuldades, desânimo religioso dos paroquianos e construção da igreja matriz.
Iniciou a solução dos problemas pela catequese das crianças, reanimou o Apostolado da oração e a Liga Católica de Jesus, Maria  e José, fundou a congregação Mariana e a Pia União de Maria, estimulou a Conferência de São Vicente de Paulo e criou a Cruzada Eucarística Infantil. Visitou as capelas da paróquia procurando reanimar e fortalecer a fé cristã dos paroquianos.
A construção da Matriz era um desafio, entretanto não intimidou e no ano 1945 o então Padre Paulo achou prudente  reforçar os alicérceres e ampliar  a igreja Matriz  e com a boa vontade dos paroquianos não hesitou em iniciar a grandiosa construção a qual foi inaugurada no ano de 1949.
Somos gratos pelo trabalho e dedicação de todos os sacerdotes que passaram pela nossa paróquia, cada um fez a diferença na realização da missão evangelizadora .
A expressão de fé do povo Afonso-claudiense a cada dia vem aumentando e surgindo novas comunidades no interior do município, tendo hoje 52 comunidades que formam a Paróquia de São Sebastião do Alto Guandu.
As igrejas de nossa paróquia vem inovando a cada dia no que tange aos aspectos físicos e a evangelização.
Grandes realizações vem acontecendo, tornando assim uma igreja viva.
As pastorais são organizadas para serviços, ações e evangelizações junto ás comunidades de acordo com princípios da igreja particular de Vitória-ES.