sjbatistaHistória da comunidade São João Batista

Situada na localidade de Fortaleza, que recebeu este nome pois vivia ali uma família muito grande e forte de Portugueses. As terras eram de um único dono; então deu-se o nome de Fortaleza.

Augusto Roncette comprou uma propriedade no local. Já haviam várias famílias morando lá, entre elas: Pedro  Martena, Armindo Eller, Marcílio Luciano, Beto Damásio, Vicente Viana, Francisco Corrêia, etc …
Com o incentivo do Sr. Augusto e D. Antônia, no dia 03 de maio de 1965, no dia de Santa Cruz, foi assentado o cruzeiro onde celebraram pela primeira vez.
Nesta época enfrentaram muitas dificuldades pois não havia estradas, pontes, etc.  Mas, mesmo com todas as dificuldades a igreja foi construída dentro de um ano.
Foi inaugurada no dia 24 de junho de 1966 e colocaram o nome da comunidade de São João Batista, pois D. Antônia tinha em sua casa o Santo São João Batista, então resolveram colocá-lo como padroeiro da comunidade.
A festa do padroeiro acontece nos dias 23 e 24 de junho. Nessa época  a procissão sai com todos os santos da igreja. Na véspera fazem uma fogueira, e a meia noite atravessam de um lado a outro. Esta tradição é mantida até os dias de hoje.
Havia também a folia de Reis criada pelo Avô do Sr. Dodô, as pessoas se fantasiavam e saiam visitando as famílias fazendo a novena de Santos Reis.