São Francisco De Assis

História da comunidade de São Francisco de Assis

SÃO FRANCISCO DE ASSISSituada na localidade de Alto Vila Pontões, na comunidade há cerca de uns 30 anos atras não havia estrada de carro. Os moradores se reuniram e cavaram a estrada com enxadas e enxadões. Para inaugurar a estrada convidaram o Pe João da Paróquia de Santa Isabel para celebrar uma missa.
Como a proprietária do terreno, a Sra Rosa Maria Trabach, juntamente com seu esposo, o Sr. José Cardoso da Penha, preocupados com a educação religiosa das pessoas que ali viviam, sentiram o imenso desejo de formar uma comunidade e de construírem uma igreja no local. Sempre que possível Pe João celebrava Missa.
Muitas famílias tomaram iniciativa para que a comunidade fosse formada e registrada. Só que as celebrações começaram e por algum motivo pararam.
Mas D. rosa Maria Trabach não desistia do seu ideal, continuou incentivando a todos mesmo com sérios problemas de saúde.
Foi quando no ano de 1992, incentivados pelas irmãs Catarina e Tarcila, as famílias que  ali moravam e ainda moram tomaram como principal ideal, a comunidade.
Em setembro de 1992 foi celebrada uma missa pelo Pe Arlindo de Moura; neste dia a comunidade ficou definitivamente formada.
As pessoas que estavam presentes escolheram por unanimidade São Francisco de Assis como padroeiro.