História da comunidade São Francisco Xavier

S. FRANCISCO XAVIERSituada na localidade de São Francisco, a comunidade foi iniciada com a chegada da família Ribeiro, sendo uma família muito católica reuniam-se para celebrações em suas próprias casas onde eram realizados os casamentos e batizados de forma coletiva, isso desde sua chegada mais ou menos no ano de 1925.
A iniciativa da construção da igreja foi dos irmãos Barnabé, Pedro e João Ribeiro. Inicialmente construíram um barraco, algum tempo depois foi construída a igreja atual. O terreno foi doado pela Sra. Leopoldina Ribeiro.
Na escolha do padroeiro surgiram dois: São Francisco de Paula e São Francisco Xavier. Permanecendo São Francisco Xavier por influência do padre da época que se chamava Francisco Xavier que até hoje comemoramos com muita alegria no dia 03 de dezembro.
Com a chegada de outras famílias e o crescimento da população logo foi feita a ampliação da igreja e a construção da Casa Canônica.
Por influência do Monsenhor Paulo de Tarso foi construída também a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes.
Houve algumas modificações, dentre elas a retirada do altar fixo onde ficava a imagem e em seu lugar foi colocado um crucifixo grande e o padroeiro ganhou outro lugar de destaque num oratório ao lado.
A comunidade ganhou a graça da presença do Santíssimo, por isso foi preparado um local próprio para o mesmo, a capela do Santíssimo.